quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Perfume Natural





O perfume natural, também conhecido como perfume botânico, é o nome dado a qualquer perfume que contém apenas ingredientes naturais. Isto significa que o perfume não contém ingredientes artificiais de qualquer espécie. A idéia por trás do perfume natural é a de que ele é mais agradável para a pele e para o meio ambiente.


O dia a dia com suas políticas modernas moldaram a maneira com que os perfumes naturais tornaram-se cada vez mais populares. Entretanto, a idéia de perfumes naturais sempre existiu  e até 1800 quando os materiais sintéticos foram criados, os perfumes naturais eram a única opção.
Os produtos sintéticos foram uma grande descoberta para a ciência moderna, e eram tidos como um produto valioso para os fabricantes de perfume. Permitiam que os perfumes tivessem uma vida útil mais longa e também podiam criar mais efeitos e misturas.
Perfumes sintéticos ainda têm excelente qualidade, mas há uma tendência moderna para tentar recapturar a essência de todas as coisas naturais; 

O perfume botânico é criado dos processos orgânicos crus e dos compostos aromáticos raros, sendo usados os processos naturais da extração. Os compostos aromáticos são obtidos pela tintura, extração de perfumes, infusão e destilação, e adicionados então a uma combinação de óleo e água ou a uma base natural do álcool.
Estas bases são menos agressivas do que suas concorrentes sintéticas e assim o perfume natural é menos provável de causar uma reação alérgica.

As alergias são uma razão comum pela qual as pessoas estão mudando para o perfume botânico.
Os altos níveis de poluição fizeram muitas pessoas sensíveis e intolerantes a muitos produtos químicos que previamente não produziriam nenhuma influência adversa.
Os ingredientes naturais do perfume estão em sua forma mais pura e assim a ausência de produtos químicos cria menos poluentes e irritantações da pele.

Uma outra razão para a popularidade do perfume natural é que ele pode ser usado para criar uma mistura personalizada.
No mundo moderno onde a produção em massa é a norma, muita gente está se voltando para o original e raro a fim de recapturar um sentido de indentidade.

 Os perfumes naturais permitem isso. Primeiramente, os perfumes sintéticos são produzidos em massa e assim ficam a desejar na qualidade oferecida ao comprador, enquanto que os perfumes naturais podem ser feitos ao gosto e preferência do usuário.

Estes perfumes personalizados são produzidos tendo em vista o gosto do comprador e estão disponíveis apenas para esse comprador.
Muitas perfumarias naturais estão abrindo ao redor do mundo, onde os clientes podem desfrutar de novas experiências o que inclui obter respostas sobre suas preferências para determinar uma classificação em particular como oriental, cítrica, marinha ou floral. Então, vários perfumes com fragrâncias diferentes são testados e aqueles mais apreciados são combinados para criar um perfume personalizado, geralmente armazenado em uma base de dados para futuras compras.

Os ingredientes também são um fator chave. Os perfumes naturais frequentemente contêm compostos aromáticos que seriam demasiado caros para se usar na produção em massa. Consequentemente, o perfume natural pode oferecer uma grande variedade de fragrâncias. Outro elemento a considerar é a concentração da mistura.

Os perfumes sintéticos têm concentrações estritas de perfume tendo como base o álcool e a água, o que deve ser adicionado. Os perfumes naturais podem ficar fora destes requisitos e criam uma força que satisfaça as suas exigências. Determinados perfumes também podem ser baseados em teorias da aromaterapia e aromacologia, para tentar melhorar a auto-estima e a saúde.

Naturalmente que os perfumes naturais têm suas desvantagens também. Por exemplo a ausência de qualquer fixador químico no perfume, semelhantes aos encontrados em produtos de alimentação, significa que ele se evapora rápido e tem curta duração.

Os ingredientes nos perfumes botânicos podem ser separados igualmente, porque não contêm nenhum produto químico que os misture, mas isto pode ser resolvido com uma agitação delicada, o que não vem a ser um problema mas vale a pena lembrar.
Os perfumes naturais geralmente são baratos e uma opção agradável para fugir da norma. Finalmente, é necessário saber quais são as suas preferências e necessidades; de modos a  se pesar bem os prós e os contras para fazer uma escolha acertada antes de comprar.