terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ofurô-Uma Tradição Japonesa



Ofurô, literalmente significa, “O sublime lugar do calor”.
Contam as antigas escrituras Japonesas que graduados Monges Zen, quando construíam Monastérios (século XII), primeiro montavam uma sala de meditação com um Ofurô anexo, para depois dar inicio a construção do prédio principal.

Os Samurais (Século IX ao XIX), bravos guerreiros com seus rígidos códigos de Honra, adotaram a filosofia Zen para manterem um autocontrole da mente mesmo sob combates mortais. A prática do Zen incluía entre outras coisas o banho de Ofurô para uma purificação mental.

No Japão de hoje, onde existe um grande respeito por suas tradições seculares, o costume do banho de Ofurô, ainda é uma atividade familiar diária. Na forma tradicional, o banho de ofurô é de uso coletivo e tem mais função de higiene mental do que de limpeza física. Para que a água possa ser compartilhada por todos da família sem a necessidade de trocá-la, a higiene física, deve ser feita fora do ofurô.

O ato de lavar-se e enxaguar-se têm uma seqüência ritualística, e é feito num espaço em frente ao ofurô sobre um estrado de madeira. Inicia-se molhando o corpo com água retirada do ofurô com um balde de madeira, tornando-o sobre a cabeça. Depois de todo ensaboado, sentado em uma banqueta de madeira, torna-se mais água do ofurô sobre o corpo até retirar todo resíduo de espuma, para então entrar no ofurô e deleitar-se da água limpa e bem quente, acima de 40ºC.

A estética Zen

O uso popular da madeira na arquitetura Japonesa, tem como base o conceito Zen da simplicidade estética. Simplicidade como expressão visual é o resultado da eliminação continua de supérfluos, na redução da forma, espaço, motivos, funções, e materiais, para um mínimo necessário de modo a cumprir com o propósito da existência. Nenhum artificialismo ou sofisticação deve esconder a verdadeira essência do material e suas propriedades naturais. A reação emocional será imediata e profunda.

Ofurô: Terapia e Prazer
OFURÔ é, basicamente, uma banheira feita de ripas de cedro polido - madeira com poder térmico de manter a água quente por mais tempo - contendo água aquecida entre 33º C e 45º C, com capacidade cúbica que varia de 300 a 900 litros em média.
A água deve ser mantida, para não se esvaziar a tina, evitando deformações e empenações das ripas, que não são pregadas, apenas encaixadas entre si com os arcos de metal e firmadas justamente pela pressão e umidificação da água.
A higienização e a manutenção de um OFURÔ é idêntico a de uma piscina, utilizando inclusive os mesmos equipamentos e produtos químicos.
A instalação do OFURÔ pode ser externa ou interna. Você pode ambientar a tina de água quente ao ar livre, num espaço aberto, numa varanda ou quintal semi-abertos, dentro de casa, ou até mesmo em sua sala;Seja criativo. Faça o melhor projeto para se deliciar com os prazeres dessa técnica japonesa de relaxamento, valorizando a sua decoração.

Cultura do Ofurô
OFURÔ vem de um milenar ritual japonês, visando a sociabilidade entre amigos e parentes, com espiritualidade e misticismo, afim de tornar o momento do banho uma purificação mental, espiritual e psíquica, além da própria higienização e tratamento da pele.
No Japão, os banhos são coletivos; já no Brasil, foi adaptado para versões individuais e/ou para casais, com um ar mais intimista e um tempero mais "brasileiro". Por aqui criou-se um clima mais místico, incrementado por óleos, sais, pétalas, frutas, velas e música suave para relaxamento.
A deliciosa sensação de relaxamento corporal e alívio mental vem da textura e aroma da madeira original em CEDRO. A suavidade da madeira e água aquecida que proporciona um prazer sensorial incrível, que funciona como uma leve massagem natural.

Alivie o estresse e viva melhor, com um bom banho de OFURÔ.

Corpo, Alma e Natureza

Terapeuticamente falando, OFURÔ representa a harmonização entre CORPO, MENTE, EMOÇÕES E SENSAÇÕES, reintegrando e interagindo o Homem com a Natureza.
Os banhos de OFURÔ promovem o alívio das tensões, relaxamento muscular, estímulo da circulação sangüínea, desintoxicação da pele, muita calma e serenidade.

Para a pele, ele a tonifica, regenera, nutre e amacia, e também é muito recomendado para quem tem artrite e reumatismo. Além disso, ajuda no combate à celulite, flacidez e T.P.M.
Enfim, o prazer de banhar-se num legítimo OFURÔ de madeira é altamente saudável, pois purifica o corpo, a mente e a alma, rejuvenescendo sua aparência, emoções e sentimentos.