terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aquecimento Global



aquecimento global é um assunto de grande relevância nos dias atuais. É preciso conhecer bem o que está acontecendo antes de tomar decisões. Aqui nós te explicaremos como funciona o processo, principalmente do efeito-estufa.



O que causa o aquecimento global?

O planeta possui oscilações normais de temperatura ao longo dos tempos, com altas e baixas. Nos últimos anos, pudemos observar um aumento significativo na temperatura de todo o planeta, o que vem preocupando os especialistas em clima, já que ocorre em um ritmo muito acelerado. A causa mais provável do aquecimento é o efeito-estufa, pois a concentração de carbono na atmosfera tem aumentado junto à temperatura do planeta.

O que é o efeito-estufa?

É o processo de reflexão da radiação solar, causando aumento da temperatura do planeta. Essa reflexão é causada por uma barreira formada por diversos gases, sendo o gás carbônico o mais importante.

Ao contrário do que muitos pensam, o efeito estufa é um processo essencial para a vida no planeta Terra, pois sem ele o planeta teria temperaturas tão baixas que a tornaria inabitável. Sendo assim, uma certa quantidade de gás carbônico é essencial na atmosfera, sendo que seu excesso causaria um aumento excessivo na temperatura. E é exatamente isso que temem os cientistas.


Afinal, de onde vem o gás carbônico da atmosfera?

O planeta possui um certo número de átomos de carbono, que são indestrutíveis e indivisíveis, mas são transformáveis, assim como qualquer outro átomo.

São tantas inúmeras as formas com as quais podemos encontrar os átomos de carbono, dentre elas estão: Gás carbônico, Metano, compostos do petróleo, além de muitos outros compostos orgânicos, presentes em todos os seres vivos do planeta.



A queima de combustíveis fósseis




O petróleo é na realidade um super concentrado de compostos de carbono, sendo que grande parte do carbono do planeta se encontra nele, preso em seus compostos químicos. Esse carbono, preso há milhões de anos na forma de combustíveis fósseis, é o que possibilitou a redução do efeito estufa, possibilitando a vida no planeta Terra.

Ao queimarmos o petróleo e seus derivados, liberamos toda aquela alta carga de carbono, transformando-o principalmente em gás carbônico. Com isso, o planeta tende a sofrer um novo aumento drástico do efeito-estufa, voltando ao estado inicial do planeta, quando era inabitável devido às altíssimas temperaturas causadas pelo excesso de dióxido ce carbono (gás carbônico) na atmosfera. Como os combustíveis fósseis demoram milênios para se recomporem, são considerados não renováveis.

Outra parte considerável do carbono está presa nos seres vivos, em especial nas matas e nas algas e microrganismos marinhos. A queima ou decomposição destes libera o carbono preso nos seres vivos, transformando-os em gás carbônico, sendo liberado na atmosfera. Mas vale lembrar quando queimamos matas, basta replantarmos a floresta, que o carbono se prende novamente nos seres vivos, diferentemente dos combustíveis fósseis. (Sem considerar impactos ambientais)


Como combater o efeito estufa?

Muitos programas de controle do efeito-estufa têm sido realizados em todo o planeta. A maioria deles se baseia na redução da queima de combustíveis fósseis, bem como no plantio e conservação de reservas florestais.

Um dos principais acordos mundiais de combate ao aquecimento global é o Tratado de Kyoto, que regula a emissão de carbono nos países desenvolvidos e estimula ações ambientais em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

O Brasil é acusado muitas vezes de ser o maior poluidor, isso ocorre devido às queimadas que ocorrem principalmente na região amazônica nos meses de estiagem. Mas vale lembrar que a queima de material vegetal e animal é um processo reversível em termos de aquecimento global, diferentemente da queima de combustíveis fósseis, que é um processo irreversível.



Faça a sua parte. Difunda o seu conhecimento adquirido e colabore para um planeta melhor.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As Plantas e o Feng Shui



Uma casa é um ser vivo com personalidade própria e características peculiares que a tornam um ser único. Você deve considerar a sua casa com um espaço sagrado. Ela reflete seu interior, suas conquistas, suas dificuldades, seu momento atual de vida, suas projeções. Aquilo que expressamos em nossa casa é o que trazemos dentro de nós. Aquilo que expressamos em nossas atitudes é o que trazemos dentro de nós. Precisamos aprender o cuidado por tudo que nos cerca - casa, pessoas, nós mesmos, planeta Terra - para que contribuamos para um mundo melhor.

O Feng Shui é a arte do cuidado com a casa, com os ambientes e com a Terra. A aplicação de seus princípios e técnicas melhora a vida das pessoas. E é muito bom que o Ocidente tenha descoberto, nos últimos cem anos, essa arte milenar chinesa e esteja aplicando mundo afora na busca de uma vida mais harmoniosa, próspera e saudável. Porque, quanto mais pessoas praticando o cuidado com a vida, com a Terra e com o ambiente, mais equilíbrio a Terra vai encontrando. E tudo que a Terra precisa nesse momento é de Paz. O Feng Shui é então uma arte da Paz, que se baseia na observação da natureza para atrair abundância e harmonia.

A natureza nos legou certas espécies de plantas capazes de ajudar na diminuição de poluentes, na limpeza de ambientes e na melhoria da vibração energética na vida das pessoas. Isso se processa de uma forma química através da absorção e eliminação de íons. Absorve-se os íons nocivos (positivos) e elimina-se os íons vitais (negativos). E tem também o aspecto mágico - são espécies protetoras - devemos ter sempre alguma por perto em nossa casa.

Ao tratar a casa (ou escritório) com vegetais, plantas, flores e cores cuidamos também de nós mesmos e de quem mora conosco (nossos filhos, familiares, amigos, empregados e bichinhos) - possibilitando assim o equilíbrio de nossa alma e dos que nos rodeiam. Tudo deve ser feito com sensibilidade, intuição e criatividade no uso de plantas e flores em um ambiente. E como tudo na vida deve ser... com simplicidade. Devemos usar um tipo de planta de cada vez, de acordo com nossa necessidade no momento, observando suas aplicações, suas cores e aquilo que queremos ativar ou eliminar de nossas vidas. Às vezes podemos compor arranjos misturando duas ou mais plantas para obter uma cura específica de algo que não vai bem em nossas vidas. Ou para atrair algo que estamos desejando, de verdade, no fundo do coração.

Existem, nas categorias de plantas para uso doméstico, três tipos benéficos para a saúde de um ambiente:
1.bioindicadoras - são aquelas que sinalizam quando algo não vai bem no ambiente mostrando-se doentes, debilitadas ou manchadas ;
2.acumuladoras - são as que resistem às influências nocivas, absorvendo o mal protegendo o ambiente.
3.harmonizadoras - são aquelas sensíveis às energias sutis, que captam as energias resultantes de discussões, brigas e desafetos.

Quando sua planta dá sinal de que paira no ar energia prejudicial:

1.perda da coloração das folhas

2.apodrecimento da planta (necrose)

3.perda de vitalidade súbita (ficar murcha)

4.presença de manchas, pragas ou fungos

5.parada no crescimento


As plantas de interiores são muito mais sensíveis que as plantas do campo ou externas. Elas são sensitivas. Da mesma forma que o animal doméstico elas aprendem a sobreviver imitando as pessoas com as quais convive. Mas, quimicamente, são capazes de absorver substâncias tóxicas (que exalam de fumo, tinta, perfumes, produtos de limpeza, ar condicionado, etc.) e energias negativas (pensamentos e emoções das pessoas, raios gamas de aparelhos eletro-eletrônicos, inveja, mau olhado, vibração de espíritos transeuntes, vibração oriunda de magia, etc.). Por tudo isso elas são mais frágeis e ficam doentes mais facilmente.

As plantas domésticas requerem alguns cuidados especiais para estarem sempre saudáveis e vivas:

1.devem ser regadas esporadicamente, cada qual em seu ciclo próprio;

2.devem ser mantidas em local seco, iluminado, sem luz solar direta;

3.devem ser cultivadas em vasos de terracota (cerâmica natural) ou de xaxim que darão a ela um suporte adequado para que cumpram sua missão;

4.devem ser podadas e adubadas, no ciclo certo, em Lua Nova ou Crescente;

5.devem passar para vasos maiores sempre que o vaso atual estiver menor que um terço do altura da planta.

O que fazer quando sua planta der alerta de que o ambiente não está bem:

1.Tire-a de dentro de casa; leve-a para o quintal ou para a varanda ou para o playground ou até mesmo para o florista. E só traga-a de volta quando estiver curada. Evite colocá-la de imediato no mesmo local que estava antes, pois ela já alertou que aquele lugar é um lugar sobrecarregado de poluição ou de energia nociva;

2.Trate-a com mais carinho, como se trata um convalescente. Observe-a mais, e agradeça a ela por estar ajudando você a se proteger e proteger seu ambiente. Coloque-a próximo de outras plantas compatíveis, viçosas, e, de preferência, com flores, para alegrá-la;


Tipos de plantas de interior que protegem o ambiente:

1. Jibóia, Espada de São Jorge e Filodendro - servem para eliminar odores de madeira compensada, carpete, e tecidos sintéticos (formaldeído). São plantas muito conhecidas no folclore do norte e nordeste. Acredita-se que protegem o ambiente de mau-olhado, inveja e bruxarias enviadas por terceiros. São ótimas como divisórias de um vizinho com quem se tem problemas, trazendo menos conflitos e harmonizando a convivência. A Espada de São Jorge protege as pessoas de uma casa da inveja de terceiros. Já a Jibóia não é benéfica em interiores, pois tende a atrair confusão. Em exteriores protege de vibrações maléficas.

2.Babosa (Aloe Vera) - planta de proteção e sorte, ideal para proteção da cozinha, evitando acidentes, queimaduras, cortes, etc. Dentro de casa repele energias negativas. Em local onde se opera máquinas ou ferramentas de risco, também evita acidentes.

3.Hera, Crisântemo - servem para eliminar odores de cigarro e tintas de parede (elas eliminam o benzeno). E são plantas da esperança, ideais quando se está desiludido ou sem esperanças de uma situação melhor.

4.Lírio da Paz, Fícus-Benjamim, Café de Salão e Clorofito - servem para filtrar e absorver todo poluente. Quando viçosas e crescentes servem como ativadores de prosperidade material.

5.Arruda - desde a antiga Grécia, era usada para afastar doenças contagiosas. Os escravos africanos usavam-na contra mau-olhado. A igreja, no início da era cristão, fazia raminhos de arruda para espargir água-benta nos fiéis. Preferida das rezadeira, é uma planta poderosa para descarga de íons positivos (nocivos) e de vibração emitida por inveja ou feitiço. Misturadas com outras ervas ou flores é um precioso componente de banhos mágicos para amor, sucesso e atração do que se busca. Um arranjo de arruda e rosas, faz as rosas durarem mais, e limpa o ambiente, trazendo clareza e proteção.

6.Guiné - uma das plantas de maior poder de captação de energias negativas e emissora de vibração positiva. Combinada com outras ervas é ótimo para lavagem de casas e escritórios, para favorecer a renovação do ambiente ao mesmo tempo que capta para o mesmo boas novas.

7.Aroeira - no ambiente externo pode ser usada como portal de proteção quando plantada na entrada ou ao redor de uma habitação. No ambiente externo é ótima para limpeza de ambientes, usada em galhos verdes sacudidos por todo o ambiente. Também serve de limpeza para quarto de doentes, colocados em vaso de vidro ou porcelana com água e ali deixando até que murchem. No ambiente interno, protege de doenças e serve para aliviar cansaço, dores de costas e alguns problemas de pele. É uma planta de forte proteção contra espíritos maléficos e de atração de espíritos protetores.

8.Sálvia - em países frios substitui bem a arruda. Aqui nos trópicos, é ótima para usar como incenso, apenas colocando um punhado de erva seca (daquelas que se compra como especiaria para tempero) para queimar em um pratinho de cerâmica.

9.Manjericão - erva da felicidade e da paz. Desperta a mente. Em alguns países é símbolo de amor, e podem ser ofertados com o mesmo simbolismo com que ofertamos rosas vermelhas aqui no Brasil. Na Índia (de onde ela origina-se) é usada para que o morto possa entrar no céu, como uma espécie de chave para o céu. Misturada com outras ervas perfumadas (arruda, patchouli, guiné, alfazema, etc.) dá um banho forte e poderoso para atrair amor, sensualidade e tranqüilidade. Um maço de manjericão em casa traz sorte e abundância. Deve-se mantê-lo plantados em tufos pela casa, para atrair felicidade e prosperidade.

10.Erva-cidreira (melissa) - fortalece o amor. Também ajuda a encontrar um novo amor, carregando junto ao corpo um raminho da planta. É uma planta do sucesso, amor e cura. Colocadas no ambiente sozinha ou em arranjo com flores, atrai sucesso, realização e popularidade.

11. Alecrim - alegria do campo. Planta solar que traz purificação, amizade e rejuvenescimento. Relacionada à bondade e à justiça. Estimula a memória e a concentração nos estudos. Traz sorte na cerimônia de casamento. Purifica ambientes quando queimados em incenso. Usado em travesseiros afasta pesadelos e medos. Passar um ramo de alecrim fresco, colhido pessoalmente, no corpo da pessoa amada, favorece ter o amor dessa pessoa para sempre. Em um ambiente traz alegria e gosto pela vida, estimula pessoas depressivas e ajuda no restabelecimento de crianças doentes. Para os idosos, banhos com folhas de alecrim, fazem-no sentir-se mais vigorosos e joviais.

12.Camomila e Hortelã - Atraem dinheiro e prosperidade.


Flores mais indicadas para Interiores pelas suas propriedades energéticas:

1.Rosas - trazem vitalidade, vivacidade e dissipa medos (rosas amarelas). Emitem vibração de amor sensual, trazem sensualidade e poder de atração sexual (rosas vermelhas). Acalmam, purificam e tranqüilizam (rosas brancas). Trazem paciência, harmonia e calma para as preocupações (rosas rosas). As rosas despertam sentimentos de amor.

2.Jasmim - trazem sorte, alegria, prosperidade. É afrodisíaca e anti-depressiva. Ótima para ambientes onde pairam a tristeza e a melancolia, pois traz euforia e otimismo. Seu aroma sensual aproxima casais. No quarto de dormir torna os sonhos mais claros e catárticos. Flor que induz a transformação e percepção do self (identidade pessoal)

3.Margarida - alegre e festiva, iluminam o ambiente. São ótimas para animar crianças abatidas e para atrair espíritos brincalhões (erês, duendes, querubins, etc.). É uma flor que desperta a intuição e a percepção subjetiva.

4.Gérbera - flores da alegria e do lúdico. Trazem renovação do ambiente. Ótima para atrair fertilidade e criatividade.

5.Lírio Branco - flor espiritual. Evoca a consciência do divino e a receptividade da alma. Ótima para momentos de meditação e interiorização. Fica bem em altares, e ambientes que necessitam de proteção de guias espirituais.

6.Hibisco (Graxa) - sensual e afrodisíaca., ela colore o ambiente trazendo criatividade e ousadia. Ótima para ajudar na união de casais. No quarto de casal, traz harmonia ao casamento e promove o equilíbrio entre o masculino e feminino dos parceiros.

7.Cravos - flores afrodisíacas e de transmutação. Os cravos brancos auxiliam no desencarne (transmutação máxima) , por isso está associada ao luto. Os cravos vermelhos são afrodisíacos, usados em ambiente íntimo induz à paixão, em ambientes diversos traz espontaneidade.

8.Gerânio - protege a saúde e a família. Gerânios vermelhos são bons para a saúde, auxiliando na cura e manutenção da saúde. Gerânios cor-de-rosa favorecem a fertilidade e o nascimento de crianças. Em casa, qualquer gerânio, traz harmonia para a família, eliminando as brigas e fortalecendo o carinho entre as pessoas.


Algumas receitas de arranjos com plantas:

•Para local de computador e TV - colocar pequenos cactos, que funcionarão como barreira aos raios gamas emitidos por tais aparelhos, impedindo que tais raios atinjam as pessoas do ambiente;

•Para pessoas estressadas ou ambiente de muita tensão - um crisântemo de cor rosada, três ramos de angélica, um galho de alecrim e um galho de lavanda florida, arrumados em jarro com água;

•Para locais de brigas, violência e desarmonia - Millefolium ( erva-dos-carpinteiros ou mil-em-rama) de folhas brancas de preferência que exala cheiro forte que mexe com as emoções mais profundas; juntar com Erva-cidreira, podem vir plantadas juntas ou em vaso com água.

•Para fidelidade do casamento ou união do casal - Gerânio Vermelho, Jasmim e Arruda, arrumados graciosamente em vaso aberto de forma que as plantas fiquem abertas (como se faz em Ikebana).

•Para engravidar - Gerânio cor-de-rosa e erva-cidreira, em vaso de alumínio.

•Para o equilíbrio de toda a casa - flores amarelas em abundância no Centro da Casa (centro do Ba-Guá)